quarta-feira, 17 de maio de 2017

AmbiguaIdade

É claro que todo mundo já ouviu falar na crise dos 30. 

Parece que 30 é o segundo 18, mas por incrível que pareça, muita gente sofre mais o efeito dos 30 do que dos 18, embora, em tese, tenhamos mais motivos para sentir o efeito dos 18, com a maior idade e tudo mais. 

Nós quanto adolescentes ficamos almejando ser maior de idade, independente, poder entrar em qualquer lugar, "fazer coisas de adulto". A verdade é que nada disso acontece. Quando chegamos a maioridade, já estamos fazendo tudo aquilo que deveríamos esperar os 18 pra fazer, então, acaba não existindo a "magia" dessa libertação. 

Depois disso vem aquela fase que, acredito eu, seja de maiores mudanças em nossas vidas. Estudos, trabalho, relacionamentos. Na casa dos 20 vivemos tudo isso em grande quantidade. Os dias parecem ter 34 horas, de tantas coisas que ganhamos a capacidade de fazer num curto período e, em meio a todas as obrigações, claro, ainda temos tempo pra diversão. 

Aí então, chegamos ao último terço dos 20 anos (entre os 26/27) e um sentimento diferente começa a nos consumir. 

Sim. É a crise dos 30. 


Mas, feliz aquele que se mantém firme e de mente sã em tempos de tempestade, pois para muitos, os 30 não são a crise e sim a ascensão. Humberto Gessinger já disse: "Ascensão e queda são dois lados da mesma moeda". Nesse caso, a moeda é o 30 e você pode escolher o lado que ela vai cair. 

Claro, tudo aquilo que sentimos tem a Ver com o que projetamos para nós. Fazer muitos planos e não cumprir nenhum, nos deixa com o sentimento de frustração. Isso aliado ao que as pessoas pensam de nós pode ser terrível. Muitos são incapazes de aceitar certas diferenças e/ou certas situações. 

Sim. Sou mulher, tenho 30 anos e não pretendo ter filhos nem me casar. Sou feliz assim.

Sim. sou homem, tenho 30 anos, cuido da casa e dos meus filhos, pois minha mulher tem uma carreira profissional sólida. Somos felizes assim.

Às vezes é difícil tentar fazer alguém entender que você não precisa ter a mesma coisa que todos pra ser feliz. Pra muita gente, a chegada aos 30 representa a melhor fase da vida. Um período de autoconhecimento, de reafirmação do amor próprio e da satisfação intensa com o seu próprio EU. Para elas, coisas simples bastam. 

Ter 30 e se sentir frustrado ou se sentir radiante, depende do que queremos para nós mesmos e do que fazemos para conseguir.

E vocês, o que acham ? 

W/ Love - Ramon Barbosa

2 comentários:

  1. E eu aqui na crise dos vinte..... AI nem posso pensar na crise dos trinta. Nao sei se me sentiria radiante. Isso depende do tanto de coisas que consigo conquistar nesse tempo.
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kezia! Obrigado pela visita.
      Não precisa entrar em parafuso com a chegada dos 30! Acho que tá cedo ainda né ?
      Mas voce pode ter certeza que é uma mudança na nossa vida e na nossa personalidade !

      Excluir

AmbiguaIdade

É claro que todo mundo já ouviu falar na crise dos 30.  Parece que 30 é o segundo 18, mas por incrível que pareça, muita gente sofre mais ...